domingo, 18 de dezembro de 2022

Vice no Campeonato Brasileiro de Vela


Nicolas Bernal foi convidado por Luiza Gandolpho para compor sua equipe na primeira edição do Campeonato Brasileiro de Vela realizado pela Confederação Brasileira de Vela de 13 a 16 de dezembro na Marina da Glória no Rio de Janeiro.

No Campeonato Brasileiro de Vela cada classe indica seu representante para participar do campeonato. Os representantes indicados por cada classe foram:

Caio Bailly - J24
Eduardo Mendes - Ranger 22
Juliana Duque - Snipe
Karla Luz - Dingue
Luisa Gandolpho - 470
Pedro Rocha - GVEN
Rafaela Salles - 49erFX
Renato Cunha - J70
O time de Luiza Gandolpho, representante da classe 470, tinha a seguinte tripulação: Nicolas Bernal (timoneiro), Antonio Gandolpho, Pedro Wiegand e Diego Rocha.

Nos dois primeiros dias de regatas do campeonato foram realizadas as regatas classificatórias, que definiriam dos 4 times finalistas e o time terminou na segunda colocação, passando para a fase final.

No último dia foram realizadas as 3 regatas finais. O time de Caio Bailly, Thiago Bailly, Bruna Patrício, Matheus Santos e Marcos Castro, representante da classe J24 consagrou-se campeão. E na segunda posição ficou o time de Luiza Gandolpho e Nicolas Bernal, um grande resultado para uma tripulação que não havia treinado junto e somente Nicolas e Luiza já havia velejado de J24. Foi o time mais consistente durante todo o campeonato. 

"Estávamos com alguns tripulantes inexperientes, o que dificultou um pouco nas regatas. Eu não esperava esse resultado pela equipe jovem e inexperiente que tínhamos. Procurei passar um pouco do conhecimento para a equipe, que conseguiu cumprir as funções e o resultado veio. Saímos com gosto de vitória e felizes com a prata", disse Nicolas.

Nicolas tem apoio da EVAL e do programa bolsa atleta do Governo Federal. Atualmente, está em preparação para as competições seletivas da classe olímpica 49er para os Jogos Panamericanos e Jogos Olímpicos.