Nicolas Bernal foi convidado por Luiza Gandolpho para compor sua equipe na primeira edição do Campeonato Brasileiro de Vela realizado pela Confederação Brasileira de Vela de 13 a 16 de dezembro na Marina da Glória no Rio de Janeiro.
No Campeonato Brasileiro de Vela cada classe indica seu representante para participar do campeonato. Os representantes indicados por cada classe foram:
Caio Bailly - J24O time de Luiza Gandolpho, representante da classe 470, tinha a seguinte tripulação: Nicolas Bernal (timoneiro), Antonio Gandolpho, Pedro Wiegand e Diego Rocha.
Eduardo Mendes - Ranger 22
Juliana Duque - Snipe
Karla Luz - Dingue
Luisa Gandolpho - 470
Pedro Rocha - GVEN
Rafaela Salles - 49erFX
Renato Cunha - J70
Nos dois primeiros dias de regatas do campeonato foram realizadas as regatas classificatórias, que definiriam dos 4 times finalistas e o time terminou na segunda colocação, passando para a fase final.
No último dia foram realizadas as 3 regatas finais. O time de Caio Bailly, Thiago Bailly, Bruna Patrício, Matheus Santos e Marcos Castro, representante da classe J24 consagrou-se campeão. E na segunda posição ficou o time de Luiza Gandolpho e Nicolas Bernal, um grande resultado para uma tripulação que não havia treinado junto e somente Nicolas e Luiza já havia velejado de J24. Foi o time mais consistente durante todo o campeonato.
"Estávamos com alguns tripulantes inexperientes, o que dificultou um pouco nas regatas. Eu não esperava esse resultado pela equipe jovem e inexperiente que tínhamos. Procurei passar um pouco do conhecimento para a equipe, que conseguiu cumprir as funções e o resultado veio. Saímos com gosto de vitória e felizes com a prata", disse Nicolas.
Nicolas tem apoio da EVAL e do programa bolsa atleta do Governo Federal. Atualmente, está em preparação para as competições seletivas da classe olímpica 49er para os Jogos Panamericanos e Jogos Olímpicos.